top of page

O que fazer em Barra de São João,Casimiro de Abreu-RJ ? Praia da igrejinha

  • Foto do escritor: Leh Azevedo
    Leh Azevedo
  • 7 de ago. de 2018
  • 6 min de leitura

Localizada em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, fica exatamente na foz do rio São João que dá nome ao distrito. Isso proporciona uma praia atípica, que possui rio e mar em uma mesma faixa de areia, e atende a todos os gostos.

Eu já me considero local, já que passei metade da minha vida na casa da minha avó ali perto. Desde de criancinha eu frequento essa praia e já tem um valor sentimental pra mim.


Como chegar?

  • Transporte Público e a pé

Partindo do centro de Rio das Ostras, basta pegar uma van ou ônibus ”Barra de São João” ou ”Unamar”. Partindo de Unamar e ”Cabo frio” basta pegar um ônibus ”Barra de São João” ou ”Rio das Ostras”. Para descer basta pedir para soltar na Praça das Primaveras (esse nome é recente, então pode perguntar por praça de Barra de São João também) . Basta pegar a rua São João, quase em frente a praça, de frente para as lojas americanas e ir até o fim.É uma caminhada de 5 minutinhos apenas.

  • De carro

De carro é a mesma coisa, não tem erro. Possui estacionamento gratuito bem perto da praia e só lota nas férias de verão e feriados.Além disso, também possui estacionamentos pagos com chuverão por 10 reais o dia todo.


O que fazer ?


Lembrando que todos essas coisas ficam a menos de 300 m umas das outras, então dá pra ver tudo em um dia só.

  • Prainha

Pra quem curte sombra e aguá fresca,  tem a primeira parte da praia que fica virada para o rio. A aguá é um pouco mais escura e também bem rasa, o que é ótimo para quem tem crianças pequenas ou quer tomar um sol na aguá. É repleto de árvores e tem um visual lindo para a praia dos índios que fica do outro lado do Rio. Lá você também pode encontrar caiaques, stand up e pedalinhos para alugar, porém não sei o preço. e tem uns restaurantes em frente, mas também não posso informar preços.

📷

Pra quem não gosta de água de rio que vem com folhas e outras “sujeiras” naturais, eu não recomendo essa primeira praia.Além disso, andando uns cinco metros para dentro da água o chão é meio lamacento(completamente natural em rios, não é sujeira) o que particularmente não me incomoda, mas se ti incomoda esse lugar não é pra você.

Quem quer ter uma noção melhor,  pode olhar esse site que mostra toda a prainha  e você pode mover a imagem em todas as direções:

  • Capela de São João Batista

Foi construída em 1619, pelos Jesuítas, na fundação do Arraial de Barra do São João, e hoje se tornou um dos maiores ícones da cidade. Não vão faltar chaveirinhos e suvinier com a foto da capela, e é um ponto que não pode faltar na sua check list.

Conversando com alguns moradores da cidade você pode ouvir várias lendas e história sobre a capela e a foz do rio. Dizem que ali era lugar de parada de barcos piratas e que na num área por perto tem ouro enterrado, alguns moradores até alegam ter encontrado coisas no fundo do Rio.



Essa foto foi tirada por João Ramalho que tem um blog bem legal sobre cicloturismo na região dos lagos , as fotos dele são maravilhosas. Você pode acessar o blog do João clicando aqui

  • Praia da igrejinha

Bem em baixo da capela tem uma segunda faixa de areia(essa que vocês podem ver nas foto acima), que fica bem no encontro com o mar. De um lado temos águas rasas e calmas, e do outro temos o mar brutal, tudo na mesma faixa de areia. É um encontro bem legal de se ver e vale a pena conhecer.

  • Mirante

Nessa mesma faixa de areia, atrás da Capela tem a subida para um pequeno morro(também dá pra ver na foto acima, à direita), que um mirante maravilhoso, onde você pode enxergar desde Búzios( do outro lado do rio), até  Macaé.



  • Praião

Se já não bastasse tudo isso em uma única praia, pegando a rua atrás da capela você vai chegar no Praião, que é a parte que dá pra mar aberto. Não é um bom lugar para banho pois a água bate muito, mas tem quiosques e um enorme gramado que se estende quase até Rio das Ostras, que é maravilhoso para passar a tarde, fazer piquiniques e jogar futebol (alguns pedaços também tem redes de volêi e pista de skate).

Para quem gosta de um folia, é no Praião que passam os blocos de carnaval e ocorrem os shows da cidade.

Como eu esqueci de tirar fotos lá , vocês vão ter que ficar com o praia 360 que não está tão bom assim, mas dá pra ter uma noção por baixo de como é a praia.


Onde Comer ?


Lugares para comer não vão faltar. Na praia da igrejinha tem um quiosque muito tradicional e antigo, mas nunca comi lá, tão pouco sei dos preços e também tem alguns restaurantes na frente da prainha.

Em baixo da capela, tem uma barraquinha que vende vários tipos de cocada que são muito gostosas. Além disso, tem muitos vendedores ambulantes vendendo coisas variadas por todas as praias.


Acessibilidade

  • Para crianças 

Para quem está com crianças não há lugar melhor, as prais são rasinhas e quentes pelo menos do lado que dá para o rio (prainha e praia da igrejinha), as crianças podem ficar à vontade. Na foto abaixo nós estamos na parte mais funda da prainha(na praia da igrejinha é a mesma profundidade).

É importante ressaltar que existe uma corda de isolamento e bandeiras e elas devem ser respeitada, encontros de rio e mar costumam formar redemoinhos e não é incomum morte entre pessoas que atravessam a área de isolamento, e isso inclui adultos também (isso é real, pode conversar com os locais, que você ouvirá histórias trágicas). Entretanto, a corda é bem distante da praia e há um enorme pedaço para banho , tem muito espaço para a criançada se divertir.

Seja prudente, não termine sua viagem em uma tragédia. Vigie suas crianças e não dê uma de espertão que nada muito bem, porque mar não piscina, e sua natação não vai te salvar de um redemoinho. 

  • Para deficientes físicos

Infelizmente, esse é mais um lugar que não possui acesso para deficientes físicos, pois todas as praias tem descidas e irregulares de pedras e/ou grama e a igreja tem uma escadaria bem grande.

Sinceramente, não recomendo a visita com cadeirantes, mas quem usa muletas e quer tentar se aventurar, é super possível, basta procurar pontos de descida menos ingrimes .

  • Para idosos

Com idosos sem dificuldades de locomoção já fica mais fácil, pois há lugares com descidas pouco ingrimes para chegar na areia, basta procurar um pouco, só não recomendo subir no mirante pois é uma subida complicada sobre as pedras. Eu frequento constantemente a as praias com minhas avós, não há problemas nenhum.É super , super tranquilo , e é ainda mais agradável por que há muita sombra e árvores.


A estrutura 

A praia no geral é limpa, e tranquila. É uma pena que a Capela esteja deteriorada e não veja uma reforma a anos. Mas eu super recomendo a visita, principalmente para famílias.

Para a galera jovem, que curte gente bonita e azaração esse é o lugar errado , lá costuma ser um lugar bem familiar.


Conclusão 

Não vou me alongar muito aqui. Na minha humilde opinião, eu acho um lugar muito legal e tenho diversas lembranças de infância muito gostosas com meus primos lá. Não é aquele lugar turístico fabuloso, lindo que todos almejam ir um dia na viada , mas é um lugar muito agradável para família curtirem, compartilharem e passarem as tardes tranquilas. Se você já está na cidade ou é de um lugar próximo como Rio de Janeiro,Campos e Lumiar  vale super a pena dar uma passada por lá, você vai adorar

________________________________________________________________________

Lembrando que esse post foi escrito no inicio de 2018, ou seja, muita coisa pode ter mudado até o dia da sua viagem.

________________________________________________________________________


Quer saber mais alguma coisa? Dar uma dica ou sugestão ? Reclamar?

Pode deixar tudo nos comentários, eu responderei quando puder.

OBS? Quaisquer comentários racistas, machistas, homofóbicos ou de qualquer cunho ofensivo não serão tolerados. 

Tem uma parceria ou proposta? Só mandar um email para leticiabastosazevedo@gmail.com

________________________________________________________________________


Siga @leticiaconheceomundo no Instagram e @leconheceomundo no twitter para receber todas as novidades

Posts recentes

Ver tudo
Região dos Lagos,RJ

Oi, oi, gente .Como é que vocês estão ? Pra quem não sabe eu e minhas friends, Grazi e Stephe passamos dez belos dias na região dos Lagos...

 
 
 

Comments


bottom of page