top of page

O que fazer em Rio das Ostras,Rj ? Praia da baleia

  • Foto do escritor: Leh Azevedo
    Leh Azevedo
  • 4 de ago. de 2018
  • 5 min de leitura

Oi, oi, gente. Como vocês estão?

Bom, não tenho palavras pra explicar esse lugar que sem dúvidas é um dos meus preferidos em Rio das Ostras.Fica localizada no bairro de Costa Azul a uns 20 minutos (de carro) do centro de Rio das Ostras possui uma das melhores paisagens da cidade.

Chegamos na casa e meu pai falou que ia para aquela área, então pegamos nossas coisas e saímos de qualquer jeito só para aproveitar a carona e acabou sendo um dos dias mais legais da viagem.




Como chegar ?


  • Transporte Público

Basta pegar qualquer van que passe por Costa Azul, já quem Rio das Ostras vans são bem mais comuns e mais baratas que ônibus. Partindo do centro é só pegar a van Âncora que custa 2,10 (isso até jan/2018) e soltar  depois da ponte  logo após o Mc Donald’s (pode parecer estranho para quem é de grandes cidades, mas em Rio das Ostras só tem um Mc)  e se por acaso sentir inseguro fale com o motorista, é muito fácil, não tem erro. Depois é só pegar a principal que leva em direção a praia até o fim (Avenida Roberto Silveira) e você já vai estar no calçadão.

  • De carro 

É a mesma coisa exceto que a parte feita na van será feita de carro. Existe estacionamento gratuito nas ruas próximas a praia mas está sempre lotado, principalmente feriados prolongados e férias de verão, porém dias de semana costumam ser mais tranquilos, e também existe estacionamentos pagos.

  • A pé

Sim, existe essa opção. Pra quem está no centro de Rio das Ostra é tem bastante disposição vale a pena ir à pé, é um passeio interessante pela cidade e dá pra explorar ruas não principais. No total o percurso mais longo deve levar de uma hora  à uma hora e meia partindo da praça no centro de Rio das Ostras. Para os inseguros de plantão que tem medo de explorar ruas desconhecidas, basta pegar o mesmo caminho que a van pela principal Costa Azul, é só perguntar em qualquer lojinha e ir direto até encontrar o Mc Donald’s depois da ponte que eu já falei antes. Existem outros caminhos por ruas menores e internas que você pode tentar basta ter um mapa offline(o sinal de internet não é tão bom e a última coisa que você quer é ficar perdido em um lugar estranho, né) e a imaginação é o limite, dá pra achar praias, rios, praças.

OBS: Não recomendo esse percurso a famílias com crianças ou idosos pois é um trajeto bem cansativo e o preço da passagem não é tão caro assim.


O que fazer?

  • Ir à Praia

É uma praia incrível, linda com diversos quiosques e um maravilhoso calçadão. Costuma ficar bem cheia em período de alta temporada (verão) e feriados prolongados, mas a extensão da praia é razoavelmente grande e não vai faltar espaço para quem gosta de menos muvuca. O único problema é que as áreas mais vazias costumam ser as partes onde a água bate mais, porém pra quem só quer curtir um banho de sol ou não quer ficar mergulhando muito é ótimo.



  • Emisário Submarino

É uma enorme plataforma de 10 metros de altura que entra dentro mar adentro e permite uma vista maravilhosa. No dia que nós fomos conseguimos ver cinco arraias e foi um alvoroço entre todos os turista que estavam lá.

OBS: É comum ver os adolescentes do local pulando da plataforma mas não tente fazer o mesmo, independente de saber nadar ou não.Não termine sua viagem com uma tragédia.

  • Tocolândia 

É uma feira bem legal que fica perto do mirante da baleia e vende comida, artesanato e plantas. Passei boa parte da minha vida indo lá e tirando foto num coração de pedra que existe no meio da feira.

Lá fica uma loja de sabonetes artesanais incrível, que tem sabonetes das mais variadas formas, tamanhos e cores. Até pra quem não quer comprar nada recomendo passar na loja e dar uma olhadinha nos produtos, tem sabonetes em forma de frutas que parecem reais e tem cheiros maravilhosos.Meu preferido é um em barra de pimenta rosa, é muito cheiroso e bem grande e custava 13,99 da última vez que visitei a loja.

Pra quem gosta de plantas, saindo pela parte de trás (a saída que não dá na praia, perto da loja de sabonetes) tem uma loja de plantas bem legal.E no centro da tocolândia também tem uma uma floricultura muito bacana que vende mudinhas das mais variadas,artigos de decoração e lindas flores.

  • Mirante da Baleia e Estátua Baleia 

A uns cem metros da tocolândia fica a maior atração da praia, a estátua da baleia.É a estátua de uma baleia jubarte gigante (boatos dizem que é em tamanho real), é o um check point que não pode faltar na lista de qualquer turista que se preze.




No morrinho em cima temos o mirante da baleia, onde dá pra ver toda a praia.Para que tem mais disposição, descendo o morro pelo lado oposto a praia da baleia e seguindo pelas pedras você pode chegar até a praia das areias negras, que também é maravilhosa  e é conhecida evidentemente pelas suas areias escuras e é bem mais tranquila.(É só pegar essa trilhas que está atrás da gente na foto)

Também dá pra descer em direção ao mar e tirar várias fotos bem legais nas pedras (nas fotos abaixo).Outra coisa importante é que é lá que ocorre a queima de fogos no ano novo.


Onde comer?


Lamento ser eu a dar a má notícia, mas Costa azul não é o lugar mais barato de se comer. Pelo menos, nós não encontramos um lugar com um preço acessível(com preço acessível eu quero dizer menos de 20 reais) e preferimos comer no centro de Rio das Ostras. Se você encontrou ,deixe nos comentários para ajudar outros viajantes.

Minha recomendação é levar lanchinhos fáceis e água para a praia e no máximo tomar um sorvete por lá. Se o seu orçamento está mais alta, lá você encontrará comida pra todos os gostos, desde rodízios de comida Japonesa, pizza, churrasco até frutos do mar, tudo girando entre 30 e 80 reais. Vale lembrar que quanto mais se afastar da praia, mais baratas as coisas vão ficando.


A estrutura


Acho um lugar super válido de visitar com a família e idosos.Não vi muitos pontos de acesso à praia para deficientes físicos e se eles existem não estão bem sinalizados, mas ainda sim vale o passeio pelo calçadão que é plano e de fácil trânsito para cadeiras de rodas.

É triste dizer mais a estrutura está um pouco abandonada pois depois da crise do petróleo, a cidade que vivia basicamente de turismo e de manter os funcionários e serviços do porto de Macaé entrou em colapso financeiro.Porém, ainda sim vale uma visita. e eu super recomendo.

________________________________________________________________________

Quer saber mais alguma coisa? Dar uma dica ou sugestão ? Reclamar?

Lembrando que esse post foi escrito no inicio de 2018, ou seja, muita coisa pode ter mudado até o dia da sua viagem.

Pode deixar tudo nos comentários, eu responderei quando puder.

OBS? Quaisquer comentários racistas, machistas, homofóbicos ou de qualquer cunho ofensivo não serão tolerados. 

Tem uma parceria ou proposta? Só mandar um email para leticiabastosazevedo@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo
Região dos Lagos,RJ

Oi, oi, gente .Como é que vocês estão ? Pra quem não sabe eu e minhas friends, Grazi e Stephe passamos dez belos dias na região dos Lagos...

 
 
 

コメント


bottom of page